Estudo comprova que os Humanos reagem aos Feromônios CNN Interactive, 1998

O poder do cheiro é inegável, como testifica a indústria milionária de perfumaria. Más é possível que os humanos sejam influenciados por produtos químicos transportados pelo ar não detectados como odores, chamados feromônios?

Embora vários animais e insetos usem feromônios para comunicarem entre si sobre coisas importantes como comida, território e sexo, a idéia de que os humanos podem ser influenciados similarmente gerou controversas entre cientistas. Mas agora, pesquisadores na Universidade de Chicago afirmam que eles têm a primeira prova de que os humanos produzem e reagem aos feromônios.

Em descobertas publicadas no jornal Nature, pesquisadores dizem que descobriram que a ovulação feminina pode ser regulada – pode ser prolongada ou diminuída – através do uso de feromônios.

"Os feromônios regulam o momento da ovulação. Existem dois feromônios – um que faz a ovulação se tornar mais provável e outro que á inibe e a torna menos provável," disse Martha McClintock da Universidade de Chicago.

Poderia haver importantes implicações praticas desta descoberta. Pelo fato de que os feromônios influenciam a liberação de ovos, pesquisadores dizem que eles podem providenciar uma forma mais natural de impedir a gravidez ou tratar a infertilidade.

Entretanto, pesquisadores dizem que mais estudos precisam ser feitos para descobrir se existem outros tipos de feromônios e se eles são tão potentes em humanos assim como eles são em outras espécies. Um grande mistério sobre os feromônios é se eles são ou não detectáveis pelo senso de cheiro ou olfato humano, como podem os humanos serem influenciados por eles?

A resposta, alguns pesquisadores acreditam que feromônios são detectados pelas mesmas células nervosas encontradas no nariz usadas para detectar odor ou talvez por outra estrutura no nariz chamado de órgão vomeronasal.

Fonte: Study finds proof that humans react to pheromones